skip to Main Content

MANUTENÇÃO DE CAMPOS RELVADOS DESPORTIVOS (NATURAIS)

O segredo está no planeamento cuidado e na intervenção sistemática dos relvados desportivos naturais. Tendo em conta estes pressupostos nenhum desafio será impossível de ultrapassar. Assim, aplicamo-nos no corte, fertilização, irrigação, arejamento e plantação. Campos bem tratados são o garante de melhores performances dos atletas e de acidentes menos gravosos.

A comunicação entre a Direcção, os jogadores, os treinadores ou professores da modalidade e a Purple Winter são fundamentais para que as áreas mais castigadas tenham uma recuperação mais célere; para a concertação das restrições de uso do campo, quando absolutamente necessário e para a elaboração do calendário de intervenções, de modo que estas não afectem o calendário desportivo e vice-versa.

Somos obcecados com os cortes, tendo sempre em conta as implicações de conservar a relva com um corte mais ou menos alto, já que conhecemos bem as consequências de ambas as situações:

Relvados mais curtos desgastam-se mais facilmente;
Relvados mais altos perdem densidade; quanto mais baixo for o corte, maior a densidade da relva; Os cortes mais curtos afectam a profundidade das raízes, isto é, quanto mais curto for o corte, menos fundas serão as raízes.

Amigos íntimos do nitrogénio, fósforo e potássio, pomos todo o cuidado nas fertilizações, de acordo com análises do solo que solicitamos a cada 2/3 anos.

Atentos aos momentos críticos, para a fertilização, que também depende do tipo de clima da zona onde se situa o campo, estamos prontos para usar fertilizante quando o campo foi muito castigado ou quando um jogo se realizou com a relva molhada.

A rega é outra preocupação constante, nos campos que estão sob a nossa responsabilidade, o que nos leva directamente para outro ponto importantíssimo: a irrigação.

Insistimos num sistema de rega apropriado, tendo sempre em conta a necessidade de poupar água, pelo que analisamos cuidadosamente a capacidade de retenção de água de cada solo, a quantidade de humidade que se encontra no solo, no início de cada rega e a drenagem.

A descompactação do solo é encarada, de forma crescente, como um “must” absoluto. O desenvolvimento saudável da relva depende desse arejamento que a descompactação traz ao solo, promovendo uma melhor absorção da água, fertilizantes e sementes, produzindo relva mais densa, saudável e de rápido crescimento.

Back To Top
Search